Business Design e Project Thinking

E aí pessoal, tudo bem?

Em minhas “andanças”: aulas, treinamentos e consultorias, tenho percebido que ainda existe muita confusão entre modelagem de negócios (business) e desenvolvimento de um projeto (design)!

A ideia deste post é de uma maneira simples e objetiva apresentar a diferença entre eles e principalmente como eles se “conectam”. É importante ter em mente que para que façam sentido, ambos negócio e projeto precisam entregar valor às pessoas e terem suas vidas impactadas.

O Design Thinking é uma abordagem que potencializa a resolução de um problema através do desenvolvimento colaborativo, estimulando a criatividade e fundamentada na experimentação para que possamos “errar antes” de lançar um novo negócio ou projeto.

Desenvolver um novo modelo de negócios inovador e sustentável deve permitir que sejamos capazes de enxergar o mercado e perceber as lacunas a serem preenchidas. Quem imaginou que teríamos um serviço de taxi aéreo por meio de helicóptero, busca de hotéis, compra de passagens ou comida diretamente por aplicativo instalado em seu smartphone?

O projeto transforma ideias de um conceito até a realidade com base em uma proposta de valor. Através da abordagem do Project Thinking desenvolvida pelo professor e pesquisador Eduardo Freire temos uma conexão das “dores e necessidades,” até para definirmos o escopo do projeto e depois, através das ferramentas do nosso “cinto de utilidades” (citado no artigo “Quais os 9 superpoderes do gestor de projetos?“), definir o método de planejamento, execução, monitoramento e controle de seu projeto, além do encerramento é claro.

Grande abraço

Sérgio Ricardo do Nascimento

Framework Partner Advisor | São Paulo