O prazer está nas coisas simples, por isso vá lá e faça! 05 Lições para seus projetos e vida em 2016.

Por: Eduardo Freire

Olá Pessoal,

Tudo bem? Hoje resolvi compartilhar um fato que aconteceu comigo e que pode ajudar você, assim como me ajudou muito! Tinha esquecido como isso é importante. Precisamos nos desafiar sempre!

No Natal, comprei uma bicicleta maior para a Maria Júlia e, quando fui levar para montar, encontrei uma MTB (Moutain Bike) mais simples e no preço bom, então resolvi comprá-la para mim. Para quem não sabe, há uns 10 anos eu pedalava 30km e fazia trilhas de 50 a 75km no final de semana (obviamente, tinha 30 quilos a menos).

1. CONCEITO DE MVP

Lição 01. INVISTA O MÍNIMO: Sempre que for começar algo (projeto, empreender, exercício, etc.) comece investindo (esforço, R$, tempo) o mínimo. Pois se você “gostar” ou aquilo de fato trouxer algum resultado (PRAZER, R$, ENDORFINA , AJUDAR AS PESSOAS,  etc.), já valeu. Além disso, você vai conseguir evoluir conforme isso continue a te gerar resultado.

2. OPORTUNIDADE

Lição 02: AVALIE A OPORTUNIDADE E CONSULTE QUEM VOCÊ CONFIA: Com freqüência, quando surge uma alguma OPORTUNIDADE (comprei a MTB com 2 meses de uso com 40% de desconto), eu ligo para alguém (JU, AMIGO, CLIENTE, MESTRE, ETC.) e pergunto sua opinião. Liguei para a Juliana e perguntei o que achava. Ela achou que seria um oportunidade complementar, pois já tinha voltado a fazer exercícios e que eu gostava muito de andar de MTB. Quem precisar, deixa um comentário aqui e como posso ajudar!

Então, volto todo feliz para casa com a MTB, já querendo levar para praia e dar minhas primeiras pedalas no final de 2015… Mas a MTB não cabia na mala ( Calma pessoal, na loja não tinha suporte disponível e, apesar de meu carro ter 1000 litros de porta malas, quem tem 02 crianças sabe do que eu estou falando… e já era dia de Natal)! Então, veio a semana de “recesso”. Pensei: “Vou pro escritório da FWK em Fortaleza?” O espaço teve recesso! “Vou pedalar quando voltar para o prédio em 2016?” Estão ocorrendo muitos assaltos nas proximidades do meu prédio! Começou a agenda de 2016: reunião todo dia às 8h. E no dia 04 já fechei um projeto de vPMO. Enfim, sempre havendo alguns “empecilhos”. Enquanto isso, eu na academia ia cumprindo meu “300minforweek” (300 min de atividade por semana)… Até que eu meditando, e depois estudando sobre “ritmo” (psicanálise e neurociência) para aplicar em um novo produto híbrido com Project Thinking, pensei: “Qual pior dia para começar a fazer? Já sei! Na segunda em que as meninas começarem a estudar! :)”.

Lição 03. NA CRISE, SURGEM AS OPORTUNIDADES: Isso parece piegas ou clichê, mas um dos estudos que eu estava vendo dizia que quando você desafia seu cérebro em situações de “stress” (aquelas situações em que você pensa ‘vai dar m…’. ou ‘não sei o que fazer!’ e então alguém vai lá e faz, você pensa: “Putz, eu já tinha pensando em fazer isso!”), onde você tenha repertório (conhecimento) ou consiga “background” (experiência), ou seja, aquisição de muita teórica e prática, confie em você e dê a missão para o seu cérebro, você verá que ele não te deixa na mão!

Não sou maluco (ou nem tanto), mas como citei, eu escolhi a segunda de inicio de adaptação da Melinda na escola e a volta às aula da Maria Julia, dia 18/01. Mas sabe o porquê disso, Edu? Mesmo que a Juliana ficasse chateada (não posso discordar dela), ela no fundo ficaria feliz por eu estar fazendo o que eu gosto, além de precisar investir neste pilar de saúde em 2016! No domingo fui dormir mais cedo (23h) e acordei às 5h. Dei uma lida, estudada e fui andar mesmo que fosse chover (e literalmente choveu). Mas a sensação daquele momento somente meu é indescritívelmente boa! Estou longe de ser perfeito, mas sou bem feliz com a vida! Porém, faltava algo que tinha perdido e que não encontrava mesmo meditando, em momentos de reflexão comigo mesmo!

Lição 04. NÃO IMPORTA O TAMANHO DO SEU TIME, O IMPORTA É O RESULTADO QUE ELE ENTREGA: As startups, as PME’s e as boutique consults estão aí para provar que tamanho não tem nada a ver com qualidade ou com resultado! Sabe por que? Porque nestes modelos de negócios cada novo negócio é de fato um negócio único, e gerar resultados para o cliente não é opcional, mas sim uma questão do próposito do negócio!

Não escrevi isso para dizer que vou ser um triatleta ou até mesmo o novo “Lance Armstrong“. Até mesmo porque tenho um problema do joelho relativamente sério (patela) e sei do limite respiratório já testado por profissionais médicos! TENHA CUIDADO, conheça o seus limites físicos, que NÃO TEM NADA A VER com limites de superação! Claro que eu ou você podemos conseguir superar até mesmo esses físicos. Mas hoje minha energia e meus esforços maiores são em romper os limites de ajudar minha família, as pessoas, as organizações e a sociedade a inovar em busca de um “mundo melhor” (sem ideologia esambarilove). Até mesmo porque temos é que exercitar nosso principal músculo: o cérebro! E como bom cearense, o meu tem muito a ser executado, se é que você me entende! 🙂

Lição 05. SABER ONDE VOCÊ QUER CHEGAR É MAIS IMPORTANTE DO QUE A VELOCIDADE: Entenda onde você quer chegar e qual o seu foco. Desculpe-me, mas todos nós temos um potencial, precisamos saber qual o nosso foco e a nossa velocidade (lembra do meu motivo de começar isso? quando estava estudando sobre “ritmo”). Não se oriente pelos outros a ser melhor, apenas se inspire nas pessoas ou as inspire, pois na maioria das vezes só temos que ser melhor do que nós mesmo! Por isso, estabeleça metas desafiadoras e as monitore. Você vai ver como funciona!

Queria agradecer a todos que de alguma forma me inspiram, ajudam e motivam a compartilhar um pouco de minha experiência teórica e prática sobre os projetos e a vida. Na sequência, vou disponibilizar um tool kit para ajudar seus projetos de vida e profissionais, através do uso do Project Thinking (que eu fiz para mim e vou compartilhar), afinal isso só possível porque mudei o meu mindset, assim como os quase 400 “project thinkers” pelo Brasil! Quer receber? http://urele.com/queroinovar e cadastre-se!
Espero que isso possa ajudar a você em seus projetos e na vida! Gostou? O próximo vai ser melhor!:)

FIGURAS:

1. http://www.caroli.org/7-simples-passos-para-alinhar-o-que-vai-no-produto-minimo-viavel-mvp/

2. https://2.http://www.superbalcao.com.br

 

*Texto autoral de Eduardo Freire